966 656 631
282 427 230

© ICB - Instituto Clínico do Barlavento.

Ortodontia Bioprogressiva
Uma filosofia de tratamento diferenciada...

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que estuda o crescimento e desenvolvimento crânio-facial, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas ("de leite"), mistas (dentes de leite e definitivos)) e permanentes (definitivos), e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões ("mau encaixe dos dentes").

 

Não existe uma idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortodontista. O ideal é procurar no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Também não existe uma idade máxima para se conseguir um bom resultado na correção ortodôntica. Além da estética, outra função do tratamento ortodôntico é restabelecer a correta oclusão dentária ("encaixe dos dentes"), que é fundamental para a correta mastigação, evitando assim problemas de respiração, deglutição (engolir), fala e da articulação têmporo-mandibular (articulação do maxilar inferior perto do ouvido).

 

A TERAPIA BIOPROGRESSIVA é uma técnica de tratamento ortodôntico que nada tem a ver com as técnicas tradicionais que utilizam apenas um único arco que vai de um lado a outro do arco dentário, alterando o posicionamento de todos os dentes. Na técnica comum de um só arco, os dentes que estavam inicialmente no lugar certo acabam por ser alterados pela força do arco contínuo e, não raramente, o tratamento precisa de ser refeito, pois estes dentes acabam por voltar para o seu lugar de origem onde estavam inicialmente depois de se retirar o aparelho.

 

Muito mais do que uma simples Técnica, a Filosofia Bioprogressiva de Ricketts constitui-se em uma ampla e completa alternativa de Tratamento Ortodôntico por procurar compreender e encarar o paciente como "UM TODO" e não apenas os seus dentes.

 

Na TERAPIA BIOPROGRESSIVA o aparelho é colocado de forma progressiva e seccionada, com pequenos arcos separados, agindo apenas nos dentes mal posicionados. Existem sempre dentes ou grupo de dentes que estão corretos. Com o tratamento em setores, apenas os dentes mal posicionados sofrerão mudanças. O tratamento em setores aumenta as possibilidades de tratamento, evitando extrações dentárias ("retirar dentes") desnecessárias.

 

Como nos arcos separados apenas alguns dentes são trabalhados, a força é menor e a dor também. Outra das vantagens da TERAPIA BIOPROGRESSIVA é que é possível prever como irá ficar o final do tratamento, mesmo que o paciente apresente crescimento. O paciente fica a saber como vai terminar o seu tratamento mesmo antes de começar.

 

O tratamento Bioprogressivo não custa mais que as outras técnicas ortodônticas. Se considerarmos os benefícios que ela traz, é a que tem o menor custo entre todas as técnicas. É também a que tem a melhor relação entre custo-benefício. O paciente tem mais estabilidade após o tratamento, mais conforto durante o tratamento, menor índice de extrações (retirar dentes), menos efeitos colaterais, melhor estética e uma melhor individualização do caso.