966 656 631
282 427 230

© ICB - Instituto Clínico do Barlavento.

Medicina Geral e Familiar
Porque a solução começa aqui...

O corpo humano é um sistema completo e complexo, com diversas variantes e pormenores. Somente o Médico de CLÍNICA GERAL, também conhecido por MÉDICO DE FAMÍLIA, tenta seguir as "pistas" dadas pelo doente e pedindo exames auxiliares de forma a tentar chegar a uma "conclusão", ou seja, a um diagnóstico, por forma a indicar um tratamento adequado para o problema. Mas a sua função, sem dúvida, vai mais bastante mais além do que fazer um diagnóstico para tratar uma doença. Acima de tudo, acompanha e aconselha os doentes de forma a praticar uma boa prevenção, evitando assim o aparecimento de futuras doenças e problemas.

 

Diagnosticar e prevenir são, sem dúvida, o principal papel do CLINICO GERAL, sendo capaz de diagnosticar a quase totalidade das doenças. Com uma boa consulta inicial, o médico obtém muitas vezes o diagnóstico antes mesmo de realizar o exame físico e pedir os exames laboratoriais. De qualquer modo, o paciente deverá ser encaminhado para outro especialista nos casos em que o CLÍNICO GERAL sinta que determinada doença deva ser vista de forma mais aprofundada.

 

A CLINICA GERAL é considerada a “mãe” de todas as especialidades médicas. É o CLÍNICO GERAL que sabe toda a história do paciente, toda a medicação que tem vindo a tomar, e que conhece bem as preferências e as vontades do doente. Desta forma, é um elemento central de coordenação de toda a prevenção, diagnóstico e tratamentos do paciente, mesmo quando o doente tem de consultar outros especialistas. O CLÍNICO GERAL possui uma visão abrangente do paciente, assegurando a integração de todos os cuidados, evitando atrasos e repetições de medicação e de exames, e recorrendo, quando necessário, à opinião de especialistas de outras áreas. 

 

O seu Médico de CLÍNICA GERAL faz o estudo e a orientação inicial dos doentes, promove a prevenção e evita o aparecimento de doenças, diagnosticando e tratando a maior parte delas quando aparecem. O CLÍNICO GERAL pode ser a “porta de entrada” para um relacionamento de anos, e todas as famílias deveriam ter o seu "por perto" porque, certamente, vamos precisar dele, mais cedo ou mais tarde.